quinta-feira, 10 de maio de 2007

Matematicar

As crianças da sala dos "quase médios" não se limitam só a trabalhar histórias. Hoje estiveram a Matematicar.


Aproveitando ainda a motivação da ida à Quinta da Conraria e os animais que lá viram, hoje, através do "lógico-primo"(vamos à quinta) estivemos a trabalhar a matemática. Sim matematicamos! Fizemos correspondências, descobrimos formas geométricas, identificamos semelhanças, fizemos associações, etc.



O jogo foi motivador para a maioria das crianças que apesar das diferenças etárias foram cumprindo com mais ou menos facilidade os objectivos pretendidos.

Este jogo serviu ainda como forma de fomentar a solidariedade entre pares, pois, às crianças mais velhinhas foi dada a tarefa de ajudar os mais novinhos. Foi ver os "professorzinhos" todos inchados e responsáveis pelo sucesso dos seus "alunitos".

4 comentários:

  1. Pois é Pais.

    É mesmo verdade que, a brincar, os vossos filhos vão aprendendo a ser responsaveis, solidários, a saber trabalhar em grupo, ao mesmo tempo que desenvolvem competências matemáticas, fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio. Parabêns à Ed Cristina pelo seu empenho e profissionalismo.

    Ana Barroca

    ResponderEliminar
  2. Querida colega:

    Obrigada pelo comentário.É sempre motivador receber comentários tão agradáveis. Esta actividade foi extremamente gratificante tanto para as crianças como para mim.Um número muito grande de meninos/as conseguiu atingir facilmente os objectivos do jogo o que lhes aumentou o empenho nas tarefas e lhes reforçou a vontade de continuar e superar dificuldades. Parabens "meus" queridos meninos.

    ResponderEliminar
  3. Olá "pequeninos quase médios", muitos parabéns. Vocês são tão aplicados e sabem "Matematicar" tão bem...Mas claro, auxiliados pela vossa Educadora, pois esses jogos precisam de uma orientação pequenina. Parabéns à vossa Educadora por vos proporcionar esta actividade, numa continuidade da vossa visita à Conraria, pois tem tudo a ver com a "Quinta"! Digam lá, assim é tão fácil aprender, não é?
    Beijinhos e não parem...

    ResponderEliminar
  4. Olá Ádila: Obrigada por nos visitares e estares sempre presente no nosso dia a dia. És uma verdadeira amiga pois "os amigos nunca nos esquecem". Não sabes como este jogo foi motivador tanto para os meninos como para mim. Os meninos conseguiram atingir com relativa facilidade os objectivos do jogo(claro que não estavam sozinhos, comigo estava tb a Teresinha e tive o cuidado de lhes fornecer jogos que estivessem dentro das suas capacidades) mas mesmo assim muitas crianças foram álem das minhas espectativas. Já não foi a primeira vez que algumas crianças realizaram esta actividade, mas foi a primeira vez que permiti uma adesão "em massa". Por essa razão os mais velhinhos tiveram como missão "ajudar" os mais pequeninos. Queria aproveitar para agradecer em meu nome e das colegas o mail e o comentário que nos envias a propósito dos postais. Segunda-feira vão ser lidos aos nossos meninos. Beijinhos amigos

    ResponderEliminar