terça-feira, 19 de junho de 2007

Sto António já se acabou.... venha conhecer o nosso S. João



"(...)o S. João do Porto é uma festa que nasce espontaneamente(...)é normalmente depois do jantar, constituído por sardinhas assadas, batatas cozidas e pimentos ou entrecosto e fêveras de porco na brasa, acompanhadas de óptimas saladas , jantar obviamente regado com vinho verde ou cerveja, mais modernamente. Findo o jantar, os grupos de amigos começam a encontrar-se, organizando rusgas de S. João, como são chamadas. As pessoas muniam-se de alhos pôrros e molhos de cidreira , actualmente as armas, são outras, mudaram para martelos de plástico, duros e ruidosos, mas que acabaram por ser bem aceites e hoje já fazem parte da tradição, Há alguns anos atrás, o S. João limitava-se a uma área da cidade que era constituída, pelas Fontainhas ( Ponto nevrálgico ), R. Alexandre Herculano, Praça da Batalha, R. Santa Catarina, R. Formosa ou R. Fernandes Tomás, R. de Sá da Bandeira, R. Passos Manuel, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados, R. dos Clérigos, Praça de Lisboa, e no retorno, subindo-se a R. de S. António, estava praticamente concluído o percurso obrigatório. (...) O João do Porto é uma festa onde ricos e pobres convivem uma noite de inteira fraternidade e onde a festa é constante. Nos bairros, a festa continua e as comissões organizadoras de cada uma mantém o baile animado até altas horas da madrugada. (...)"

Os martelos de plástico já são um instrumento indispensável

Quando escurece, o céu enche-se de pequenos pontos de luz. Os tradicionais balões de S. João, confeccionados em papel com os mais variados tamanhos e cores, iluminam o firmamento.

Á meia-noite irrompe no céu o maravilhoso fogo de artifício

Veja o programa dos festejos 2007 da C.M.P

3 comentários:

  1. "BALÃO NO CÉU, ALEGRIA NA TERRA"

    Tá tudo muito bem, mas faltou as imagens dos balões de S. João do Porto, que é o maior simbolo nas festas sanjoaninas. Vamos lá por umas fotos para alegrar os aficcionados desta arte.
    Francisco Silva

    TURMA LUSA DE LISBOA
    "Equipa organizada na arte e tradição de lançamento de balões de S. João"

    ResponderEliminar
  2. Caro Francisco:

    Realmente cometi uma enorme gafe ao omitir fotos dos tradicionais balões de S. João. Eu que ainda por cima sou uma aficionada dos mesmos!
    Agradeço-lhe ainda a visita e o comentário que colocou. Mesmo com essa critica é bom saber que nos visita. Continue a ser assiduo.

    ResponderEliminar
  3. " Quando escurece, o céu enche-se de pequenos pontos de luz. Os tradicionais balões de S. João, confeccionados em papel com os mais variados tamanhos e cores, iluminam o firmamento."

    Vale a pena destacar o sofrimento de pessoas com um incêndio provocado pelos balões! A perda de um lar, de uma lavoura, queima de florestas! Vale a pena admirar os lindos balões coloridos?

    ResponderEliminar