quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A matemática na Semana da Alimentação

Durante esta semana estamos a debruçar-nos especialmente sobre o tema da alimentação saudável.


Decidimos assim confeccionar um sumo de fruta natural porque as crianças sabem que a fruta é um alimento saudável que os ajuda a crescer fortes.


Além de termos escrito uma carta ás mamãs a pedir uma peça de fruta, ontem demos um saltinho ao supermercado para comprar alguma fruta que achamos necessária para o sumo saudável.


Com muito juízo, lá fomos de mão dada, fazer as nossas compras.




Hoje estivemos a "matematicar" com a fruta que as mamãs nos deram e que compramos:

-Contamos as peças de fruta que trouxemos de casa. Ao todo, no inicio tínhamos 18 frutos.


-Depois fizemos seriações por "qualidade" de fruta. Conseguimos concluir que o conjunto das pêras era maior pois tinha 11 pêras enquanto as laranjas só eram 7. Tínhamos 3 bananas, 1 maçã, 1 ameixa, 1 kiwi e 1 limão.


-Representamos no papel os diversos "conjuntos" que tínhamos.

-Cada vez que chegava um amigo com mais peças de fruta tivemos que fazer adições, pois passávamos a ter mais "elementos em cada conjunto". Muitas crianças conseguiram fazer esse calculo sem ter que contar novamente os frutos.

-No inicio só tínhamos 18 frutos e queríamos ter vinte. Foi necessário calcular quantas peças de fruta era necessário tirar do saco das compras do supermercado para ficarmos com a quantidade pretendida. A Matilde e o Francisco disseram logo que era necessário tirar duas peças.


A Professora Soledade até ficou admirada com o nosso cálculo matemático!

Sem comentários:

Enviar um comentário