quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Hoje o eco-conselheiro da Lipor, deslocou-se ao nosso Jardim de Infância para realizar actividades com as crianças.O jogo que desenvolveu era simples mas importante no sentido de sensibilizar as crianças para a importancia da separação do lixo permitindo assim uma posterior reciclagem.



O Emanuel explicou-nos que:

  • se separarmos o papel e o colocarmos no eco-ponto azul, evitamos que várias árvores sejam derrubadas para fazer novo papel. Assim ficamos com um ar mais puro para respirar.

  • se colocarmos as embalagens de plástico no eco-ponto amarelo, poupamos petróleo, pois os plásticos são feitos com esta matéria prima. Não nos podemos esquecer que o petróleo é findável.

  • se colocarmos as garrafas, frascos e boiões de vidro no eco-ponto verde, estamos a poupar a areia das nossas praias, pois o vidro é feito de areia. Não tinha piada ir para a praia se não houvesse areia para estender a toalha e fazer bolinhos...

Aprendemos ainda que:


Os copos não vão para o vidrão pois são feitos com um vidro que demora mais e derreter quando é derretido para fazer vidro novo. O mesmo acontece com o vidro das janelas, etc. Só se põe no vidrão as garrafas os frascos e boiões de vidro.


Só o papel limpo é que vai para o papelão.


As garrafas de óleo mesmo sendo de plástico não vão para o embalão. O mesmo acontece com os tachos e os talheres de metal. Esse tipo de lixo vai para o lixo doméstico.



É importante conhecer e divulgar as vantagens de separar o lixo:


* A reciclagem de uma única lata de refrigerante, representa uma economia de energia equivalente a três horas com a televisão ligada;
* Uma lata permanece no ambinte durante cem anos sem se degradar;
* Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia do que fabricar a mesma quantidade;
* Uma tonelada de papel reciclado poupa o corte de 22 árvores.
* Uma tonelada de alumínio usado reciclado representa cinco de minério extraído poupado;
* Para cada garrafa de vidro reciclada é economizado energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 Watts durante quatro horas;
* A reciclagem de 10.853 toneladas de vidro preserva 12 mil toneladas de areia;

Carrega em cima dos eco-pontos para jogares o JOGO DA RECICLAGEM

1 comentário:

  1. olá, passei por aki para dar um oi e dizer que tem um presentinho no meu blog pra ti. Abraços

    ResponderEliminar