terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mais uma acção da BRIGADA ECOLÓGICA

"Se estragarmos o mundo em que vivemos não podemos substituí-lo por um novo. Só há este e não fazem mais. Por isso, para que a tua geração e as próximas possam continuar a desfrutar dos mares, rios, florestas e montanhas, há que cuidar bem do ambiente que nos rodeia. Uma tarefa para a qual a Valormed muito contribui, e na qual tu podes ajudar."





Hoje recebemos uma encomenda da Valormed contendo uma carta e material informativo sobre a reciclagem de medicamentos.


A nossa Educadora explicou-nos que não se deve deitar os medicamentos para o lixo, na sanita, no lava louça nem mesmo nos ecopontos pois os medicamentos apesar de nos curarem quando estamos doentes podem provocar doenças aos peixes ou plantas que beberem as águas sujas com esses medicamentos.


Todos os medicamentos devem ser entregues nas farmácias.



Na encomenda que recebemos vinham uns panfletos que traziam no seu interior uns saquinhos verdes especiais. É nesses saquinhos que se devem colocar os medicamentos que estão fora do prazo de validade ou aqueles que por já não serem em quantidade suficiente não podemos tomar quando estivermos doentes.


Hoje á tarde resolvemos passar da teoria para a prática. Como a nossa Educadora tinha em casa dois medicamentos fora do prazo de validade e um restinho de xarope que já não chegava para a próxima doença, metemo-los num dos saquinhos e fomos á farmácia leva-los.
Ao fim do dia levamos para casa os folhetos informativos acompanhados do respectivo saquinho verde para ensinarmos aos nossos pais onde entregar os medicamentos e suas embalagens fora de uso.

Faça AQUI o downloud do Guia de Boas Práticas que em conjunto com o grupo EQOFAR de alunos da Universidade de Coimbra, a VALORMED desenvolveu.

4 comentários:

  1. Que sorte que vocês têm. Põdem ir à farmácia sem ter que preencher 20 relatórios a explicar porque é que lá querem ir e a pedir autorização (Que muitas vezes vemos negada.)
    Cristina deixei-te uma surpresa no blogue. Desta vez não é um selo. É um desafio...
    Beijinhos
    Luz e meninos da Brandoa

    ResponderEliminar
  2. Parabéns meninos por mais uma acção que ajuda a salvar o nosso planeta.
    BJS
    Cristina V.

    ResponderEliminar
  3. Olá aos amigos da mariana!
    Acabei agora de mostrar à mariana a vossa pequena aventura da ida à farmácia. Ficou curiosa e perguntou-me o que tinham ido lá fazer Expliquei-lhe o objectivo da vossa saida, percebeu e ficou com pena de não ter participado.Mas ela esta semana ainda não pode estar convosco pois está doente.
    bjs Carla e Mariana Rodrigues

    ResponderEliminar
  4. Olá Mariana:

    Que pena estares doente! Já estamos com saudades tuas.
    Não te preocupes pois à tua espera está um saquinho verdinho para trazeres para a nossa sala os medicamentos que tiveres no armário dos remédios e estiverem fora do prazo de validade.
    Como vais poder ver na noticia que vamos por no blog, já juntamos muitos medicamentos que agora estão guardados numa caixa especialmente enfeitada para o efeito e que está guardada lá no alto. Se calhar já sabes mas os medicamentos são perigosos e devm estar sempre guardados em sitios onde as crianças não mexam.

    Fica aqui prometido que só vamos leva-los á farmácia quando estiveres de volta.
    Até lá pede á mãe para te por num saquinho os remédios que já não podem ser utilizados para trazeres para o J.I.quando estiveres boa.

    Beijinhos e votos de melhoras de todos os teus amigos

    ResponderEliminar