quarta-feira, 1 de julho de 2009

Envolvimento Parental

A consciência recente da necessidade de envolver os pais na escola é consequência da investigação no campo da Psicologia Educacional que, como já foi referido, tem evidenciado os benefícios de um trabalho de parceria entre pais e escola.

A escola faz parte do quotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem. Pode-se dizer que a escola é o prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal.


Comunique com o seu filho acerca da escola: É importante conversar com o seu filho acerca do que se passa na escola, respeitando simultaneamente a sua necessidade de privacidade. As crianças e os adolescentes passam muitas horas na escola, sendo importante manter-se próximo do seu quotidiano. Ao perguntar o que fez na escola e o que aprendeu, está a enviar uma outra mensagem que é “a escola e o que tu fazes na escola são importantes para mim”.



Procure proporcionar ao seu filho experiências de aprendizagem: A família é um contexto de aprendizagem fundamental. Há formas muito simples de promover a aprendizagem: ler aos seu filhos, ouvi-los ler, conversar com eles acerca de diferentes temas, assistir em conjunto a programas televisivos e pedir-lhes a opinião acerca daquilo que estão a ver e a ouvir, passear, ir a museus e sítios com interesse histórico e cultural, demonstrar e partilhar o seu interesse e curiosidade por tudo aquilo que o rodeia... Não se esqueça que para além disso, é um modelo importante para o seu filho e as suas actividades e interesses são observados por ele e, em alguma medida, adoptados por ele. A supervisão e, por vezes, a ajuda directa nos trabalhos escolares são necessários. Ajudar a organizar um horário de estudo (adequado às necessidades de cada criança/adolescentes e sem exageros!), ensiná-lo a estudar, e proporcionar um ambiente de estudo facilitador é outra forma de ajudar o seu filho.


Comunique com escola do seu filho: Sabemos que uma boa comunicação entre a família e o professor facilita a adaptação à escola e a aprendizagem de crianças e adolescentes. Ao falar com o professor/director de turma pode obter informações acerca do que os professores e a escola esperam dos alunos relativamente a questões como o comportamento e a aprendizagem, as evoluções e as dificuldades do seu filho, como ajudar o seu filho nas tarefas escolares e promover actividades de aprendizagem em casa. Esta é também uma oportunidade de conhecer como é o seu filho noutros contextos que não o familiar. Por outro lado, o professor/director de turma também ganha com esta experiência, porque fica a conhecer melhor o seu filho e a sua família. Com uma adequada comunicação entre a família e a escola é mais fácil estabelecer objectivos comuns e de os comunicar com uma maior clareza à criança. Ir à escola uma vez por trimestre, no horário de atendimento aos pais é, nesta medida uma prática aconselhável. Esta horário de atendimento não deve apenas ser utilizado para resolver problemas!


Participe nas actividades da escola: As actividades organizadas pelas escolas para os alunos e famílias envolvem geralmente muitas horas de preparação e o investimento de muitas pessoas. Nestas actividades tem oportunidade de conhecer melhor o espaço onde o seu filho despende tantas horas, de conhecer os colegas e as famílias dos seus filhos, os professores e outro pessoal da escola. A sua ajuda poderá ser muito útil na preparação destas actividades. Por vezes, a escola também pede a sua colaboração na organização de acontecimentos festivos, na melhoria do espaço escolar, e na resolução de problemas. Os pais são parceiros importantes e a sua contribuição é valiosa.

Textos retirados daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário