sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O computador na nossa sala de Jardim de Infância





O computador foi mais uma ferramenta colocada ao dispor das crianças e da educadora, como forma de auxiliar do processo de ensino e de aprendizagem. A motivação com que as crianças aderiram a este meio de aprendizagem tornou-o um auxiliar de ensino a não desvalorizar. Utilizando-o em pequenos grupos ajuda a promover a socialização, a interacção e entre-ajuda entre as crianças.
.
"As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, incentivam à introdução e utilização das TIC, no Jardim de Infância, ao referirem que “(...) as novas tecnologias da informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente” e que “a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “(...) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática” (1997:72).

Hoje, muitas crianças têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa. No entanto, muitas outras, principalmente as provenientes de ambientes familiares desfavorecidos, não têm esse acesso, estando assim em desvantagem.
Nesse sentido, a introdução e utilização do computador, no ensino Pré-Escolar, será um meio promotor de igualdade de oportunidades para todas as crianças no contacto com as novas tecnologias, as quais mais tarde farão parte do seu meio natural. Consequentemente, será também uma forma de contribuir para a diminuição do “(...) número de cidadãos excluídos desta sociedade baseada na produção e circulação da informação” (Miranda, 2002:33). "

1 comentário:

  1. Claro que sim, ter computador na sala abre um mundo de novas possibilidades, não acham?

    E internet, também têm? Nós não... :(

    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar