AS NOSSAS PARTILHAS

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A BRUXA MIMI

A Bruxa Mimi veio hoje ao nosso Jardim de Infância. Vinha carregada de chupas para oferecer a todas as crianças.
Ela já tinha avisado o nossos amigos da sala amarela que nos havia de visitar! Ontem, durante a tarde, estivemos a fazer doce de abóbora (o preferido da bruxa Mimi) e em sinal de agradecimento pelos chupas que nos ofereceu, nós demos-lhe um frasquinho do nosso doce.


Doce de Abóbora


Para agradecermos à Bruxa Mimi a visita que nos veio fazer, confeccionamos doce de abóbora.
É o doce preferido desta nossa amiga.
Como fizemos muita quantidade, colocamos na entrada para quem quiser...



Está delicioso!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Crianças Solidárias

Vai arrancar em Novembro a segunda edição da campanha «Crianças Solidárias», da Imaginarium, que distribuirá caixa de sapatos com presentes por crianças de todo o mundo em situação precária.
A campanha decorre de 1 a 14 de Novembro.
Os mais novos vão fazer caixas de sapatos personalizadas na escola, enchendo-as com prendas como brinquedos ou roupa, para distribuir por crianças dos 0 aos 10 anos em situações difíceis (orfanatos, hospitais, famílias de adopção com conflitos).
Os mais solidários poderão participar, elaborando a sua caixa e entregando-a em qualquer loja da Imaginarium, segundo o divulgado em comunicado.
As caixas podem ser decoradas com desenhos ou autocolantes, mas têm que estar feitas de modo a poderem ser abertas (para verificações de segurança e alfandegárias).
É importante indicar claramente no exterior da caixa a quem quer fazer chegar o presente: menino ou menina, idade…

Carregue AQUI para fazer downloud do poster da imaginarium
Carregue AQUI para aceder a uma lista de ideias
Carregue AQUI para downloud da etiqueta de envio

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O computador na nossa sala de Jardim de Infância





O computador foi mais uma ferramenta colocada ao dispor das crianças e da educadora, como forma de auxiliar do processo de ensino e de aprendizagem. A motivação com que as crianças aderiram a este meio de aprendizagem tornou-o um auxiliar de ensino a não desvalorizar. Utilizando-o em pequenos grupos ajuda a promover a socialização, a interacção e entre-ajuda entre as crianças.
.
"As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, incentivam à introdução e utilização das TIC, no Jardim de Infância, ao referirem que “(...) as novas tecnologias da informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente” e que “a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “(...) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática” (1997:72).

Hoje, muitas crianças têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa. No entanto, muitas outras, principalmente as provenientes de ambientes familiares desfavorecidos, não têm esse acesso, estando assim em desvantagem.
Nesse sentido, a introdução e utilização do computador, no ensino Pré-Escolar, será um meio promotor de igualdade de oportunidades para todas as crianças no contacto com as novas tecnologias, as quais mais tarde farão parte do seu meio natural. Consequentemente, será também uma forma de contribuir para a diminuição do “(...) número de cidadãos excluídos desta sociedade baseada na produção e circulação da informação” (Miranda, 2002:33). "

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Parabéns Fábio


É o que te desejam todos os teus amigos, Professora e Teresinha.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Aproveitamos o "Dia da Alimentação" para, como se costuma dizer, matar dois coelhos com uma cajadada só:
Comer fruta de forma divertida. Com os olhos vendados, cada criança teve de adivinhar que fruto estava a provar.

Todos adivinharam.
A Francisca que dizia que não gostava de ameixa até descobriu que afinal tem um sabor bom.
"É bom afinal. Pensei que era laranja. Sabe com as laranjas."


Que forma divertida que arranjamos de comer fruta!
Vamos repetir agora com os frutos do Outono.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis



Para consolidar conhecimentos e desenvolver a motricidade fina, estivemos a fazer um registo de alimentos saudáveis e não saudáveis. Estivemos muito compenetrados no nosso trabalho para que tudo ficasse perfeito. Afinal de contas somos os "meninos grandes" e o nosso trabalho será observado pelos nossos colegas mais pequeninos!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jogo da Alimentação







Esta semana estamos a dar uma atenção especial á alimentação saudável. Sim porque não queremos ficar doentes como aconteceu com a lagarta.

Hoje, durante a tarde estivemos a jogar o "Jogo da Alimentação". As regras eram as seguintes:

O tabuleiro de jogo, em forma de caracol, estava dividido em diversas casas. Cada um tinha uma cor de fundo:



  • Verde para os alimentos muito saudáveis que devem ser ingeridos em grande quantidade. Deste grupo fazem parte o leite e seus derivados, fruta, cereais, massa, legumes e água.


  • Amarelo para os alimentos que apesar de saudáveis, não devem ser ingeridos em grandes quantidades. Assim tínhamos castanhas, pão branco,


  • Vermelho para os alimentos não saudáveis. Estes alimentos devem ser ingeridos em pequenas quantidades e não frequentemente. Existem diversos alimentos : pizza, gorduras, batatas fritas, doces e rebuçados, enchidos, croissants e pastelaria, hamburgers, cachorros, bolachas, etc

Depois de lançado o dado com a pontuação, andamos o número de casas indicado. Se caíamos numa casa verde, avançávamos uma casa, se a pontuação nos destinava uma casa amarela mantinhamo-nos na casa atribuída. Por fim, se caíamos numa casa de fundo vermelho, recuávamos uma casa.


Foi divertido e consolidamos conhecimentos não só de boas práticas alimentares, mas também a nível das contagens até seis.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A alimentação da Lagartinha

A Lagartinha comilona, para crescer, comeu diversos alimentos. Nem todos eram saudáveis.
  • Uns devem ser ingeridos todos os dias
  • Outros só às vezes
  • Outros raramente. Só uma vez por semana.

Nós, os meninos da Sala Azul, sabemos isso e queremos que os nossos pais e avós não se esqueçam que

QUEREMOS SER CRIANÇAS SAUDÁVEIS. Só podemos comer guloseimas uma vez por semana!

Para que não se esqueçam disso, construimos um placard que colocamos na entrada do J.I. bem visível a todos os que aqui entram.


Esperamos que resulte!

PARABÉNS



querida Mariana e querido Diogo.





sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O dia a dia e as diversas vivências, em Jardim de Infância servem para novas aprendizagens ou reforço de conhecimentos já adquiridos. Aproveitando a Lagartinha Comilona realizamos uma actividade de matemática de que gostamos muito: sequências. Cada criança pintou o corpo da sua lagarta seguindo as cores definidas.
-"Com cuidado para não nos enganarmos nem sair dos contornos!"




quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Read for the Record / A Lagartinha Muito Comilona



Read for the Record é uma iniciativa internacional que visa sensibilizar para a importância da educação pré-escolar e da literacia.
Todos os anos, a Jumpstart, uma organização Norte-Americana sem fins lucrativos, patrocina este evento na tentativa de quebrar o recorde do Guinness Book of Records como o maior evento de leitura partilhada de sempre, ao incentivar pessoas de todo o mundo e de todas as idades a ler o mesmo livro no mesmo dia.
Este ano, o livro escolhido foi “A Lagartinha Muito Comilona” de Eric Carle, um clássico que comemorou os seus 40 anos no passado dia 20 de Março de 2009, agora em nova edição da Kalandraka, com tradução de Ana Aires e Isabelle Buratti.
A FasTracKids Int. apoia e promove esta iniciativa em todas as suas localizações nos cerca de 50 países em que se encontra.
Vão a https://secure2.convio.net/rftr/site/SPageServer?pagename=2009_register e participem!

A Lagartinha muito comilona

Hoje começamos a tarde com a leitura de um livro maravilhoso: "A Lagartinha muito comilona" do Eric Carle.
Este livro vai permitir-nos fazer diversas descobertas:

  • os dias da semana e a sua sequência
  • contagens até cinco
  • os números até cinco e associa-los á quantidade que representam
  • explorar sabores dos diversos frutos e fazer jogos sensoriais
  • alimentos saudáveis e não saudáveis
  • simetria das asas da borboleta
  • ciclo de vida da borboleta
  • sequências lógicas

E muitas outras que ainda não nos lembramos mas que de certeza surgirão.

Para já, e porque podem não ter este livro, deixamos aqui o filme maravilhoso desta história tão instrutiva. Quem não percebe inglês, desculpe o idioma mas as crianças também não o falam e mesmo assim percebem a história.



domingo, 4 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dia Nacional da Água

Ontem foi Dia Nacional da Água, mas como coincidiu com o Dia Internacional da Música deixamos para hoje a comemoração desse dia.
A água é talvez o recurso mais precioso que a Terra oferece á Humanidade pois é essencial á vida. Mas só 3% da água existente na Terra pode ser consumida pelo Homem. Com tanta gente e tantas espécies no mundo que precisam de água, e tão pouca água disponível, só há uma solução: POUPAR
Hoje, durante a tarde, os meninos maiores estiveram a falar um pouco sobre a utilidade da água:
Precisamos dela para:
  • Beber
  • Lavar as mãos e a cara
  • Lavar os dentes depois de comer
  • Tomar banho
  • A mãe lavar a louça
  • A mãe fazer a comida
  • A mãe fazer canja
  • O pai fazer a barba
  • Lavar os pés
  • Lavar a roupa e as sapatilhas
  • Tomar banho na piscina
  • Encher o mar

E muitas outras coisas que não nos lembramos.

Uma das coisas para que serve a água é também para brincar e fazer descobertas. Após a nossa conversa na roda da reunião fomos então á descoberta.

Com uma taça com água, uma bola de plasticina, um parafuso pequenino, uma rolha, um boneco de madeira, um cubo também de madeira e diversos pregos...fomos experimentar quais os objectos que flutuam e quais afundam.


Começamos com a bola de plasticina. Afunda ou flutua?
A maioria achou que se iria afundar.

E tinham razão. E o bonequinho de madeira? Desta vez não acertaram. A girafa não se afundou.
E a rolha?

Agora as opiniões estavam dividas. Nada como verificar.

A rolha também flutua como o boneco de madeira.
E se deitarmos lá para dentro o parafuso pequenino? Ele é tão pequenino!
Mas apesar de pequenino foi ao fundo.


Para o fim ficou o cubo de madeira. É grande, muito maior do que o parafuso, por isso deve afundar-se. Mas não, afinal flutua.
"Parece que tudo o que é de madeira flutua!"

E se experimentassemos outra coisa?

Com uma bola de plasticina igual à primeira fizemos um pequeno barco. E agora, o que será que vai acontecer ao nosso barco, feito com a mesma quantidade de plasticina que tinha afundado?
Agora flutuou!
Mesmo quando o enchemos com pregos que afundam, o nosso barco flutuou.

Só quando estava tão cheio que começou a entrar água é que ele se afundou.

E pronto. Só falta fazer o registo para não nos esquecermos.

Que tarde bem passada!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Contos aos sábados

A Biblioteca Municipal José Régio, em Vila do Conde ,vai retomar a actividade "Contos aos Sábados" , já no próximo sábado, dia 3 de Outubro, às 15 horas.
O conto escolhido é a Galinha Carijó.
A entrada é livre.