AS NOSSAS PARTILHAS

terça-feira, 28 de maio de 2013

A Surpresa de Handa

Esta foi a história que a nossa educadora nos contou hoje.
Alguns de nós já a conheciam pois já foi trabalhada em anos anteriores (mas como na altura ainda éramos pequeninos foi bom rever).

Durante a tarde estivemos a realizar o "Jogo da Handa".




Descrição:
Este jogo proporciona às crianças uma forma divertida de explorar 
"A surpresa de Handa", de Eileen Browne. 
No entanto para poderem jogar elas precisam de estar familiarizadas com a história.


Como jogar:
  • Coloque o tabuleiro e as respectivas cartas no centro do grupo de jogadores.
  • Cada jogador precisa de um cartão de bingo e de um peão.
  • As crianças jogam à vez, lançando ou girando o dado e percorrendo o tabuleiro.
  • Quando um jogador fica colocado numa  casa colorida livre, tem que responder a uma pergunta. Se o fizer corretamente, retira uma carta de bingo e coloca-a no seu cartão passando a vez ao próximo jogador. Se a resposta estiver incorreta, não recebe a carta e dá a vez ao próximo jogador.
  • Quando um jogador fica colocado numa casa assinalada com «Carta de Bónus», recolhe uma carta de bingo sem ter que responder à pergunta.
  • O primeiro jogador a completar o seu cartão e a gritar «Bingo!» é o vencedor.


Clique sobre o link para ver uma atividade semelhante.

Jogo original retirado daqui: http://www.literacytrust.org

A Surpresa de Handa

Texto e Ilustração: Eileen Browne
Tradução: José Oliveira
Edição: Editorial Caminho


Voltamos a publicar histórias on-line do blog Letra Pequena.
Carrega em cima da imagem para ouvires a história.

sábado, 25 de maio de 2013

Rimas espontâneas



Esta brincadeira surgiu espontâneamente durante a receção das crianças.
Na sexta feira, enquanto a nossa educadora preparava o material para a atividade de matemática da história" A Horta do Senhor Lobo" (que já está publicada) nós começamos a procurar rimas. A máquina apanhou-nos em flagrante...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Animais - legumes e FLOCARDS

Hoje estivemos a jogar com o FLOCARDS. Um jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem.

Este jogo, com diversos graus de dificuldade, desenvolve a memória, a concentração e o raciocínio lógico, de forma lúdica.

O jogo consiste numa caixa de metal que contém diversas formas geométricas coloridas e magnéticas e num  conjunto de cartões com variados desafios e adequados ás diferentes faixas etárias.

Os cartões escolhidos para a brincadeira de hoje desafiaram as crianças a procurar:
  • animais e seus bebés




  • revestimento dos animais




  • Vegetais inteiros e respetivas metades




Registo de dados em gráficos de barras

Hoje de manhã estivemos a recordar os legumes que fazem parte do nosso ficheiro de imagens e a organiza-los por letra inicial.



Depois, e para ser mais fácil de organizarmos os dados recolhidos estivemos a realizar um registo sobre a forma de gráfico de barras.
 A nossa educadora construiu um onde registamos as informações recolhidas.





No final, e por observação do gráfico, concluímos que o nosso ficheiro de legumes tem mais imagens de legumes começados pela letra C.


Existe só um legume que iniciam com as letras N, F, R e E.

Meta de Aprendizagem : A criança interpreta dados apresentados em tabelas e pictogramas simples, em
situações do seu quotidiano.

Um jogo novo na sala

Temos um jogo novo na sala que ajuda os mais pequeninos a interiorizar o esquema corporal.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Horta das Flores Azuis

Click to play this Smilebox slideshow

Acabamos o nosso projeto.
Agora a nossa horta até tem um cão!

Intercâmbio com o 1º Ciclo

Na tentativa de facilitar a transição entre o pré escolar e o primeiro ciclo, fomos passar parte da manhã à sala do primeiro ano.


Estivemos com alguns dos nossos amigos do Vasco da Gama que agora já estão no 1º ciclo.


A Tâmara, o Henrique, o Adolfo, o Afonso. 
Para não nos sentirmos tão intimidados pois ficamos sozinhos ( a professora Cristina foi para junto dos outros amigos), a professora Sandra deixou que nos sentássemos ao lado deles.
Nesta primeira visita estivemos a realizar os mesmos trabalhos que fazemos na nossa sala enquanto os amigos do 1º ano faziam os deles.






Mariana e a missão primavera

Hoje de manhã a nossa educadora leu-nos mais uma história que vinha no saco que trouxemos da Biblioteca Almeida Garrett.


Antes de começar a professora esteve a explorar connosco a capa, a contracapa, e as guardas.

A primeira coisa sobre a qual nos debruçamos foi sobre o Título. Já interiorizamos que as palavras são grupos de letras. Elas estão separadas umas das outras por pequenos espaços.

O titulo deste livro tem 5 palavras.


Renovação de Matriculas

Na próxima semana decorrerão as renovações de matricula para as crianças que já frequentam o nosso Jardim de Infância.

Os Encarregados de Educação deverão dirigir-se à Educadora para rubricarem a ficha de inscrição e colocar a data da renovação.  
Todas as alterações dos dados pessoais (morada, contactos, local de trabalho, agregado familiar, etc) terão de ser obrigatoriamente comunicadas á educadora realizando-se as devidas alterações na ficha de inscrição.

Conforme o estipulado no artigo 8º do Despacho_5048B_2013, todos os encarregados de educação assinarão uma declaração em como se responsabilizam pela frequência e assiduidade do seu educando.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Horta do Senhor Lobo

Durante a manhã iniciamos com a Anabela este projeto.

De tarde, e já com o apoio da nossa educadora, continuamos...
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox

Os Coelhinhos e a Horta

De manhã, enquanto esperávamos pela Anabela que está a desenvolver um projeto na nossa sala, a nossa educadora leu-nos a história "Os coelhinhos e a Horta".
Esta é uma das histórias que vinham no saco das "Histórias à Lupa".

Logo no início nomeava o nome dos coelhinhos e quais as suas preferências alimentares.
Aproveitando este bocado do texto a Cristina esteve a mostrar-nos de forma mais prática aquilo que alguns de nós já sabíamos:

AS PALAVRAS RIMAM PORQUE ACABAM DA MESMA MANEIRA

Pode ser porque acabam com o mesmo som ou porque acabam com as mesmas letras.


terça-feira, 21 de maio de 2013

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Horta do Senhor Lobo

Na quarta-feira fomos à Biblioteca Almeida Garrett para participar na 1ª sessão do projeto "Histórias à Lupa" dinamizado pela Verónica.
Depois de termos estado toda a manhã a trabalhar com a Anabela, hoje à tarde abandonamos a consciência fonológica e estivemos a trabalhar um pouco de matemática.

A história referia que o Sr. Lobo guardava os produtos da sua horta em frascos de vários tamanhos e formatos, resolvemos dar-lhe uma ajuda e arrumar alguns alimentos nos respetivos frascos.
Usamos um frasco em forma de triângulo, um frasco em forma de quadrado, um frasco em forma de retângulo e um frasco em forma de circulo. Neles guardamos os alimentos cuja forma se assemelhava ao formato do frasco.







Meta de aprendizagem:  A criança descreve objetos do  seu meio ambiente utilizando os  nomes de figuras
geométricas.


Para fazer o download do material vá ao nosso outro blogue onde partilhamos os materiais com que trabalhamos.