AS NOSSAS PARTILHAS

sábado, 10 de setembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA E DO SONO PARA UMA CRIANÇA


A saúde e o equilíbrio de um individuo estão intimamente ligados ao seu ritmo. Na criança mais ainda, pois está a aprender a entender o mundo e quem estabelece este ritmo na infância, são os pais ou cuidadores.

Nos primeiros 7 anos de vida, a criança desenvolve-se muito. Na parte física, por exemplo, ganha muito peso e cresce bastante. Sabemos que durante o sono a criança desenvolve-se ainda mais, então é essencial que durma bastante, de preferência durante a noite.

Hoje em dia, há uma grande dificuldade em alcançar uma rotina natural do Dia e da Noite como antigamente. As horas de sono, por exemplo, têm diminuído bastante segundo diversos estudos, principalmente depois da chegada da luz eléctrica. Agora com a incidência dos tablets, telemóveis, televisão , etc, nem se fala. Toda esta tecnologia de luz tem roubado muita vitalidade, principalmente ás crianças, que precisam de muitas horas de sono e também de uma rigorosa rotina na alimentação.

(...)

A criança precisa deste ritmo não só para as suas necessidades orgânicas, mas também para as suas necessidades emocionais. Se a criança reconhece que a vida tem um ritmo, que o sol se levanta e se põe, que existem as estações do ano, que o seu aniversário se repete todos os anos na mesma época, terá uma segurança emocional que se deve à previsibilidade.

Ou seja, se a criança sabe que as coisas acontecem e que não tem que gritar, ou de ficar ansiosa para conseguir algo, todo o seu entorno caminhará de forma mais harmoniosa inclusive a sua alimentação.

Por Dr Antônio Carlos de Souza Aranha

Sem comentários:

Enviar um comentário