AS NOSSAS PARTILHAS

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Chapéus

Com a ida ao musical infantil da Plano 6, que abordava o tema da proteção dos oceanos, surgiu a ideia de mais uma atividade divertida que depertasse as crianças para a possibilidade de reutilização de materiais.

Eis aqui os nossos chapeus feitos de jornais e folhas A4 já impressas.



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Bombeiros e incendios

Durante esta semana, não sabemos bem em que dia, decorrerá um simulacro de incêndio na nossa EB, por isso este é mais um tema a ser explorado duranteesta semana.
Durante a tarde estivemos a ver um filme do Ruca que fala sobre o assunto. Não é que nós ainda não saibamos o que fazer em caso de incêndio mas é sempre bom refrescar as ideias...






Jogos

Durante esta semana temos explorado jogos novos. Bem, não são novos mas, por vezes trocamos os jogos por outros que estavam arrumados e parece que brincamos com novos jogos...






quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Motricidade Fina

É importante ter em conta o desenvolvimento motor da criança desde os primeiros anos de escolaridade, onde devem ser proporcionadas “ocasiões de exercício da motricidade global e também fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu corpo.” (Ministério da Educação, 1997, p. 58). 
No que concerne á motricidade fina na educação pré-escolar, esta está presente nas mais variadas tarefas que as crianças desempenham no seu quotidiano quando a criança manipula objetos diversificados. 






“ Brincar é o trabalho das crianças e isso contribui para todos os domínios do desenvolvimento. Por meio das brincadeiras, a criança estimula os sentidos, aprende como usar os músculos, coordena a visão com o movimento, obtém domínio sobre o corpo e adquire novas habilidades” (Papalaia, Olds & Feldman, 2009, p. 291).