AS NOSSAS PARTILHAS

sexta-feira, 9 de março de 2018

Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa

Foi hoje apresentado e assinado por todos os parceiros, o Programa de Promoção da Língua Portuguesa no âmbito da Estratégia Municipal de Promoção do Sucesso Educativo da C.M.P., em que o nosso Agrupamento está também envolvido.



Esta iniciativa é coordenada pelo Município do Porto tendo como parceiros o Instituto Politécnico do Porto - P.Porto, os Agrupamentos de Escolas agrupadas e não agrupadas do concelho e duas Escolas Secundárias. Este programa que abrange crianças de 5 anos do pré-escolar e alunos do 1º ciclo ao secundário pretende envolver em diversas atividades do âmbito da leitura, 4700 crianças/alunos até ao final de agosto de 2020.

"Aumentar as taxas e a qualidade do êxito educativo e combater o abandono precoce da escola, são os grandes objetivos norteadores da estratégia municipal de promoção do sucesso escolar" apresentada pela C.M.P.

A Dra Rosário Gamboa, presidente do Instituto Politécnico do Porto, entidade responsável pela coordenação cientifica, explicou que a parceria com a CMP se iniciou já em 2015 em quatro Agrupamentos, tendo funcionado como que um projeto piloto. Os resultados obtidos pelo CiiL, que tem desenvolvido uma intervenção precoce com crianças de 5 anos do pré-escolar e alunos do 1º ciclo identificados com potenciais dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita,são muito "animadores". A percentagem de sucesso no 1º ano é mesmo de 80%.

No caso do CiiL, onde a nossa educadora está envolvida, "a intervenção está desenhada para dois grupos alvo": 
  • Crianças de 5 anos de dois Jardins de Infância do Agrupamento do Viso, realizarão atividades facilitadoras e promotoras da aquisição de competências da consciência fonológica e fonémica. Estas serão realizadas duas vezes por semana com a duração de 45m.
  • Alunos do 1º ano do 1º ciclo, que após avaliação apresentem risco de dificuldades/insucesso na aprendizagem da leitura.

        

Sem comentários:

Enviar um comentário