quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

De um caderno...surgiu o cantinho do escritório

Este é o meu lema:

Tudo se aproveita e reutiliza.

Seguindo-o, levei para a sala os restos dos cadernos de estudo dos meus filhos.Uma das crianças viu-os e ... surgiu o cantinho da escrita que hoje foi renomeado por votação em

"CANTINHO DO ESCRITÓRIO"

" A aprendizagem da leitura e da escrita sempre esteve fortemente associada a medidas de escolarização formal. Na verdade, apesar de a maioria das crianças não ser capaz de ler ou escrever num sentido convencional antes dos 6 anos, a exploração que desenvolve em torno do impresso demonstra um processo rico e consitente de construção de conhecimentos e capacidades"
(Gunn, Simmons ,Kameenui, 1998a) in, "Concepções e práticas de Literacia emergente em contexto de Jardimde Infância" Paulo Del Pino Fernandes,2005
Qual de nós não se lembra de, em pequeno, brincar ás escolinhas ou aos escritórios?Todas as crianças gostam de imitar os adultos que já viram escrever. Fazem rabiscos com maior ou menor semelhança com letras conforme o seu grau de desenvolvimento. No ínicio, a criança limita-se a "despejar" letras, sem qualquer intencionalidade de comunicar, mas, ao fim de algum tempo, a situação modifica-se e a criança começa a compreender que a escrita tem a intenção de transmitir uma mensagem.

PARA OUVIR A MUSICA CARREGUE NO BOTÃO DO SOM, PF

Sem comentários:

Enviar um comentário