sábado, 27 de setembro de 2008

UM TEMPO DE ESCRITA










As crianças "`a medida que adquirem consciência de que à variação da articulação dos sons nas palavras corresponde a variação das formas gráficas que as compõem, ou que palavras com sons idênticos se representam por símbolos - letras - idênticos, aumenta a sua capacidade de considerar a relação estreita entre cada letra e o respectivo som. (...) Vários estudos sugerem que actividades planificadas que envolvem manipulação de materiais escritos, produção de registos com recurso a escrita formal, actividades que envolvam audição de leituras, entre outras actividades, promovem o conhecimento das relações letra-som.(NAEYC/IRA,1998; Goldenberg,2001; Neuman & Roskos, 1998).
in "Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura"

2 comentários:

  1. Mas que bem que estas "florzinhas azuis" já escrevem no quadro!
    Parabéns!

    Qualquer dia até podem trocar cartas com os amiguinhos virtuais do Jardim de Cruzeiro...

    É assim mesmo, de pequenino que se aprendem as coisas mais importantes. Voltaremos

    ResponderEliminar
  2. Estas "florzinhas azuis" estão a ficar mesmo crescidas e muitas vezes deixam-me surpreendida:
    já conseguem descobrir muitas palavras começadas ou acabadas com determinado som, fazem muitas rimas, conhecem os nomes de quase todos os amigos, algumas até sabem que o nome da mãe,do pai ou do irmão/ã também começa pela mesma letra do de algum amigo/a.

    ResponderEliminar