AS NOSSAS PARTILHAS

sábado, 27 de setembro de 2008

O NOSSO NOVO COMPUTADOR









Desde o inicio do ano que temos um computador na nossa sala. Todos os dias, as crianças registam o seu nome quando vão para o computador. Dois durante a manhã e dois durante a tarde. Como são vinte, todos têm oportunidade de usar esta ferramenta de aprendizagem.


As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, fomentam a introdução e utilização das TIC, no Jardim de Infância: “(...) as novas tecnologias da informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente” e que “a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “(...) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática” (1997:72).

UM TEMPO DE ESCRITA










As crianças "`a medida que adquirem consciência de que à variação da articulação dos sons nas palavras corresponde a variação das formas gráficas que as compõem, ou que palavras com sons idênticos se representam por símbolos - letras - idênticos, aumenta a sua capacidade de considerar a relação estreita entre cada letra e o respectivo som. (...) Vários estudos sugerem que actividades planificadas que envolvem manipulação de materiais escritos, produção de registos com recurso a escrita formal, actividades que envolvam audição de leituras, entre outras actividades, promovem o conhecimento das relações letra-som.(NAEYC/IRA,1998; Goldenberg,2001; Neuman & Roskos, 1998).
in "Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura"

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O nosso quadro das responsabilidades/tarefas


sentíamos a falta ou a necessidade deste quadro desde o ano passado. Sempre que precisávamos de saber que é que já tinha dado o pão, quem tinha ajudado a Teresinha a dar a sobremesa, quem dava os chapéus, quem fazia o comboio, etc, as crianças diziam : "Oh professora tens que escrever quem é que já fez isso"





Este ano e como somos grandes, as responsabilidades aumentaram, surgiu novamente o "problema". Desta vez demos-lhe solução:



Com a ajuda dos meninos do Jardim do Cruzeiro, que nos deram algumas dicas, começamos hoje a construir o nosso mapa das tarefas.



No primeiro dia tivemos logo uma grande novidade:





A Mariana, que é sempre uma das ultimas a acabar de almoçar pois a língua dela trabalha mais do que os dentes, hoje ficou responsável por ajudar a Teresinha a dar a sobremesa. Essa tarefa implica ser a primeira ou uma das primeiras a acabar a sopa e a comida. Sabem que ela conseguiu! A Mariana não foi a primeira mas conseguiu ser a segunda.



PARABÉNS!

O ABECEDÁRIO MALUCO

Que maluco que é este ABECEDÁRIO!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Jogo de sequências



Temos poucos jogos na sala e por isso hoje estivemos a fazer um para o cantinho dos jogos.





As crianças pintaram imagens(a preto e branco)que posteriormente foram plastificadas. Por fim faltava cortar. Com muito cuidado, cada um cortou o seu.
Como estavam todos muito bonitos, escolhemos dois para serem fotocopiados e ficarem na sala.

Cada criança levou o seu jogo na mochila, para jogarem com os familiares.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Fomentar a escrita e a leitura

"...as crianças desenvolvem diferentes conhecimentos sobre a linguagem escrita, mesmo antes de, formalmente, estes lhes serem ensinados.(...) Este processo inicia-se com a descoberta que existe escrita, que ela tem uma mensagem e de que existe um conjunto de convenções a ela associadas."



Hoje o S. e o R. estiveram o jogar o "puzzle das letras". Descobriram que além de elas só encaixarem em determinado formato, "a palavra começava sempre pela letra que estava junto do desenho".

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CUIDADO COM OS SACOS PLÁSTICOS

Nós já sabemos. A nossa Educadora explicou-nos que, se deitarmos sacos plásticos para o mar, alguns animais que aí vivem, como por exemplo as tartarugas, pensam que eles são comida e morrem sufocados.

Por favor, ajude-nos a proteger o ambiente!

Não deite lixo no mar.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

"Com pequenas gotas se forma um oceano"

O esforço para proteger o nosso planeta começa em casa mas continua na escola. Por isso este ano iremos abordar e alertar as crianças para a importância deste tema. Livros, vídeos (sobre preservação do meio ambiente, reciclagem de lixo, cuidados com o uso da água e outros temas), panfletos, visitas de estudo, ajudar-nos-ão a perceber o cuidado que temos que ter com o futuro do planeta.


Para iniciar as crianças nesta temática, hoje, primeiro dia de actividades, começamos logo por plantar um pequeno pinheiro, símbolo do esforço que faremos para preservar o ambiente que nos rodeia. Outras actividades se seguirão.

domingo, 14 de setembro de 2008

Novamente...


É tão bom quando se lembram de nós e valorizam o nosso trabalho!...

Pois é, recebemos mais prémios. Desta vez são três prémios brilhantes. Quem os enviou foram:

a Educadora Paula do blog Maria Rapaz
a Educadora Cris dos Pequenos Patifes
a Educadora Claudia do blog Sonhos e Companhia

O meu muito obrigada ás duas.

O prémio Brigth Webblog é atribuido a sites ou blogs que se destaquem pelo seu "brilho" na blogsfera.Após receber este selo os premiados deverão passá-lo a 7 blogs que achem brilhantes.

Vou nomear blogs especiais que ainda não tinha nomeado anteriormente. Espero que este prémio seja um incentivo a continuarem.

Dar asas á poesia

Centro de Estudos Augusto Cury

Academia de Pais

Espaço de Encontro

Correntes de Arte

Palhaço Micas

Da janela do meu jardim


VISITEM

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Novas aprendizagens

O nosso ano lectivo iniciou-se hoje. Estivemos todos no Jardim e pudemos matar as saudades uns dos outros, da Educadora e da Teresinha. Também conhecemos a nova sala. Sim nova pois apesar de ser a mesma, está completamente diferente. E sabem porquê? É que este ano somos grandes e como tal temos uma sala preparada especialmente para tal.







Na segunda-feira vamos iniciar as actividades.


Este ano vamos aprender a cuidar melhor do nosso planeta. Queremos a ajuda dos nossos pais, familiares e amigos.

Vamos dar-vos dicas e partilhar aquilo que aprendermos.

Na segunda vamos começar logo com uma surpresa. Venham todos ver: Vós os que aqui nos visitam e os amigos que não apareceram no sala azul.


ATÉ SEGUNDA

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A pensar nos nossos filhos...



Onde entregar os seus REEE?

Gratuitamente na aquisição de um novo Equipamento equivalente (troca do “velho pelo novo”). No centro de recepção mais próximo. Para tal, a ERP Portugal encontra-se a implementar a nossa rede de recolha. Verifique se na sua área já tem um Centro Recepção para entregar os seus Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos.



Para mais informações visite o site da ERP Portugal