AS NOSSAS PARTILHAS

terça-feira, 23 de dezembro de 2008



As Pequenas Flores Azuis, a Educadora, a Teresinha e a Sofia, desejam a todos os que nos visitam e espreitam, um Feliz Natal, cheio de saúde e alegria.

sábado, 20 de dezembro de 2008

A NOSSA FESTA DE NATAL

Na sexta-feira dia 19 realizou-se a nossa Festa de Natal. Como meninos "grandes" que somos, coube-nos a nós o "maior tempo de antena". Brindamos os nossos amigos com a dramatização da história "Corre, corre cabacinha" e duas canções : "Dançando à volta do Pinheiro" e " Borboleta".


Após o espectáculo, chegou o momento tão esperado: O PAI NATAL veio ao nosso Jardim de Infância e presenteou-nos com um livro "Uma estrela especial" da Editora Papiro
Finalizamos com um delicioso almoço feito pela D. Bina e pela Lurdes onde não faltaram as tradicionais sobremesas típicas desta época.

domingo, 14 de dezembro de 2008

UMA HISTÓRIA DE NATAL

Convidamos os nossos amigos do Jardim dos Correios para na segunda-feira 15 de Dezembro ouvirem a história "Certa noite num estábulo" da editora Livros Horizonte, contada pela nossa Educadora. Nós já a ouvimos o ano passado por esta altura, mas nunca nos cansamos.


"Numa das colinas de Belém há um velho estábulo, onde uma velha vaquinha espera pelo seu dono. Numa certa noite, em que o vento sopra forte, ela abriga todos os animais que pode. Haverá ainda lugar no pequeno estábulo para um burro carregado, que também vem pedir abrigo? "



quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

UMA CARTA PARA O PAI NATAL

O Natal está a chegar e por isso está na altura de escrevermos a carta ao Pai Natal.


Combinamos que só pediriamos três presentes pois sabemos que há muitos meninos e meninas no mundo.
Hoje à tarde, fomos até à estação dos correios para enviar as nossas cartas que previamente tinhamos colocado num envelope e endereçado ao PAI NATAL.

Para nos receber não estava o PAI NATAL, mas sim o Chefe da estação dos CTT que guardou as nossas cartas e nos ofereceu um rebuçado vermelho como a roupa do nosso amigo.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MAIS UMA ACTIVIDADE DE PROMOÇÃO DA LEITURA/ESCRITA

Partindo de uma rima que o Salvador encontrou para o seu nome, realizamos mais uma actividade de promoção da leitura/escrita:
Estivemos a encontrar palavras que rimam com SALVADOR
.
ELEVADOR - Salvador
ESCRITOR- Matilde
AQUECEDOR - Salvador
REGADOR - Francisco
TRABALHADOR - Nuno
COMPUTADOR - Matilde
JOGADOR - Lara
AGUÇADOR - Francisco
TRACTOR - João
MOTOR - Salvador
FLOR - Salvador
FAVOR - Ezequiel
SECADOR - Matilde
SECADOR - Matilde
POR FAVOR - Joana
ESCAVADOR - Vasco
PROFESSOR - Francisco
JAMOR - Jéssica
REMADOR - Vasco
VAPOR - João
PESCADOR - Nuno
CANTOR - Nuno
AMOR - Salvador
.
Depois fizemos o mesmo para MARIANA e JOANA
.
BANANA - Francisco
PESTANA - Simão
MANA - Matilde
CABANA - Matilde
CANA - Mariana
.
E para SIMÃO E JOÃO
.
TRAVÃO - Francisco
BALÃO - Francisco
PÃO - Vasco
CAMARÃO - Salvador
ESCORPIÃO - Nuno
Vamos fazer um painel/registo para observarmos mais atentamente e relembrarmos.

VENDA DE NATAL





Começou hoje a nossa Venda de Natal para angariação de fundos para as visitas de estudo que gostavamos de realizar.


A nossa sala contribuiu com caixas de fósforos natalícias e calendários.

Estes são só alguns exemplares.


Para ver o resto dos maravilhosos trabalhos que realizamos tem que vir ao nosso Jardim de Infância.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Dia de S. Nicolau

O dia 6 de Dezembro é o dia de São Nicolau.
Esta data é comemorada em muitos países europeus.Na Alemanha, as crianças deixam o seu sapatinho á porta e durante a noite o Nikolaus enche-os de chocolates ou outras doçarias. No dia 6 de Dezembro, os jardins-de-infância e escolas primárias são visitados por um adulto fantasiado de São Nicolau, que elogia as crianças que foram obedientes.
"Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado pelo catolicismo o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da época. Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, o qual teria jogado pela chaminé da casa da família. Com este dote, as meninas se livraram da prostituição e conseguiram bons casamentos.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Estamos em contagem decrescente.

Até no Natal nos deparamos com situações matemáticas.
Desde segunda feira que começamos a nossa contagem decrescente. Todos os dias vamos ao nosso calendário do advento abrir mais uma janelinha e observar que cada vez faltam menos dias para o Natal.

-Ontem faltavam 20 dias e agora faltam só 19- observou o Salvador.

Neste momento as crianças ainda precisam de contar as janelinhas fechadas para verificarem quantos dias faltam. Deixem chegar o dia 14 e aí verão...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nunca é demais...

Este ano, recebemos novamente a visita de algumas estagiárias do Curso de Enfermagem da Universidade Católica, para nos falarem da higiene dentária.

Quando nos fizeram algumas perguntas, mostramos que tinhamos a "lição bem sabida" já desde o ano passado, mas nunca é demais relembrar.

O teatro de fantoches que fizeram para nós era muito giro e falava da importância de lavarmos os dentes de manhã e ao deitar.

Aprendemos a forma correcta de escovar os dentes.

No final vimos este filme:

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A NOSSA ÁRVORE DE NATAL


Com os sininhos reciclados, enfeitamos o Pinheirinho de Natal.

Sinos reciclados



Esta é uma magnifica altura para pensar no mundo que vamos deixar para os outros e fazer um esforço de reciclagem e reutilização de materiais.
Com cápsulas da NEXPRESSO fizemos uns bonitos sininhos para enfeitar a nossa Árvore e Natal