quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A RECICLAGEM, O BOWLING E A MATEMÁTICA

Há já vários dias que andamos a construir um bowling com garrafas PET para jogarmos no recreio.


Hoje, apesar de ainda não estar pronto, resolvemos experimenta-lo para ver se tudo funciona.

Depois de várias tentativas com bolas maiores, menores, mais leves e mais pesadas, encontramos a que parece ser perfeita.




No principio o jogo estava ainda pouco organizado. Aos poucos as crianças começaram a seriar colocando as garrafas iguais juntas.



Este jogo além de lúdico, permitiu trabalhar o conceito de número, fazendo contagens dos pinos que caiam e dos que permaneciam de pé.



O S. chegou mesmo a fazer adições, somando o ponto que tinha obtido na jogada anterior, aos sete pontos da segunda jogada.
Agora falta a parte estética e o quadro das pontuações.

2 comentários:

  1. Boa tarde

    Os meus parabens por, com 1 simples actividade porem em acção 4 coisas muito importantes para o desenvolvimento dos nossos filhos: aprenderem matematica, construirem algo, brincarem e criarem condições para nós pais interagirmos com as actividades dos nossos filhos no jardim de infância. Foi engraçado ver o André entusiasmado para arranjar-mos a garrafa e a areia.
    Os meus parabens também pela ideia do blog, pois apesar de não ser costume fazer comentários sou um consultor assidua deste blog desde a primeira hora.
    Cumprimentos, Rui Resende (pai do Andre)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Pai Rui:

    Obrigada pelo seu simpático comentário. Embora sem ter a certeza, já calculava que fosse uma visita assidua neste nosso espaço. O acompanhamento do dia a dia dos nossos filhos é super importante.

    Volte sempre

    Cristina

    ResponderEliminar