Os blocos lógicos são um bom material para ajudar as crianças a adquirirem os primeiros conceitos lógico-matemáticos - correspondência, classificação, geometria e lógica.
É fundamental que antes de se iniciar qualquer actividade mais estruturado, as crianças explorem livremente e se familiarizem com o material. Só após o conhecimento das suas características se devem começar a realizar actividades mais complexas.
É fundamental que antes de se iniciar qualquer actividade mais estruturado, as crianças explorem livremente e se familiarizem com o material. Só após o conhecimento das suas características se devem começar a realizar actividades mais complexas.
.
Nestes últimos dias temos realizado actividades com um grau de complexidade acrescido.
Após a introdução dos atributos dos blocos lógicos e familiarização com os mesmos, temos vindo a aumentar o grau de complexidade das actividades:
Classificamos os blocos lógicos utilizando uma tabela de dupla entrada e os atributos dos BL.
Jogo da Peça Escondida:
Uma das crianças escolhe e esconde uma das peças dos BL. Outra criança vai colocando questões procurando através dos atributos descobrir qual a peça escondida. Estas perguntas só podem ter como resposta SIM ou NÃO.
Uma das crianças escolhe e esconde uma das peças dos BL. Outra criança vai colocando questões procurando através dos atributos descobrir qual a peça escondida. Estas perguntas só podem ter como resposta SIM ou NÃO.
Quando a criança obtiver resposta aos quatro atributos (cor, forma,tamanho e espessura) conseguirá descobrir qual a peça.
Carregue na seta e observe as crianças durante o jogo.
Nós também gostamos muito de brincar com os blocos lógicos e à peça escondida.
ResponderEliminarUm beijinho
Luz e amigos da Brandoa
Olá Luz:
ResponderEliminarO jogo da peça escondida é mesmo giro!
Os meninos gostam muito de o jogar e estão aficar uns áses.
Beijinhos para vós.
Cristina e Pequenas Flores Azuis