Tive hoje a minha segunda aula assistida.
Desta vez realizamos uma actividade de ciência / plástica, contextualizada pela adaptação de uma história de José Eduardo Agualusa, retirada do livro "Estranhões e Bizarrocos". A história intitulada "O peixinho que descobriu o mar" foi disponibilizada ás crianças em formato PPT.
Após o que as crianças, se deslocaram para as mesas, onde realizaram um trabalho de plástica que lhes permitiu observar uma ilusão óptica.
Foi-lhes pedido que colorissem e recortassem dois círculos onde estavam desenhados respectivamente num um aquário e no outro o peixinho Cristóbal. Seguidamente, com cola baton, uniram costas com costas os dois círculos, colocando no interior um pau de espetada. Deixaram secar e...
Rodando entre as mãos o pauzinho de espetada puderam observar a ilusão de óptica: O Cristóbal parecia que estava novamente no aquário.
Recursos utilizados:
O peixinho Cristóbal
Material necessário
Deve ter corrido tudo muito bem, com uma actividade bem interessante...
ResponderEliminarA história também é muito bonita e até vem a propósito, pois temos mais um companheiro no nosso aquário...
Boa semana, beijinhos
Foi uma ideia muito criativa, que deve ter sido do agrado das crianças. A aula deve ter corrido bem, pois mereces e tens ideias bem originais.
ResponderEliminarParabéns.
Olá Juca e Isabel:
ResponderEliminarA actividade correu muito bem e foi muto do agradado das crianças.
Eles adoram realizar experiências principalmente quando podem ficar com o produto do seu trabalho.
Olá!
ResponderEliminarUm feliz Dia da Criança para todos os meninos da Sala Azul.
Muito interessante a exploração da história e a ilusão de óptica.
Beijinhos.
Prof. Anabela
BLOGando na Escola
Princesa:
ResponderEliminarTenho dois prémios no meu blog, para ti, que me foram oferecidos pelo Pré-Histórias e eu passo para ti.
Beijinhos