- Semear começa pela letra do nome da minha mãe - Susana - e plantar pela letra do nome do meu pai - Paulo - disse o Rafael.
A partir daí as palavras começaram a surgir.
Aos poucos lá fui explicando que todas as palavras com o som (sss...) começavam pela mesma letra o S e todas as palavras com som (p) começavam pela mesma letra o P
Expliquei-lhes também que para se escrever determinada palavra era preciso utilizar determinadas letras e que as mesmas tinham que ter uma certa sequência.
Pegamos então nas nossas "Caixas das Letras" que tanto usamos no ano passado e passamos à exploração.
Começamos pela palavra SOFIA - se retirarmos o I fica
Mas se colocarmos novamente o I e substituirmos o F pelo N escrevemos uma palavra completamente diferente.
- A tua filha é Sofia e a minha irmã é Sónia - disse prontamente o Ricardo
- E se pusermos estas duas letras, o que é que se lê professora?
- Não pudemos juntar as letras á sorte. Há letras que juntas não se conseguem ler.
-Já ouviram falar no A, E, I, O, U ? - perguntei.
A maioria já ouvira.
- Essas letras chamam-se vogais e são muito importantes pois têm que estar sempre perto das outras letras, que se chamam consoantes para que consigamos ler palavras.
- E se juntarmos estas duas ( A I) também não consegues ler? - perguntou novamente o Rafael
- Essas consigo. Pudemos juntar duas vogais. Assim diz AI.
E começou a brincadeira. Á medida que ia lendo AI, AU, EI ia dando a entoação e gesticulando.
Aos poucos foram percebendo a necessidade de alternar vogais e consoantes e realizando experiências.
Diversos estudos têm demonstrado a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para a aquisição da leitura e escrita.
A consciência fonológica desenvolve-se pelo contacto das crianças com a linguagem oral e escrita.
É pois fundamental que a criança contacte o mais cedo possível com a linguagem oral e materiais escrito para que se aperceba que as frases podem ser divididas em palavras, as palavras em sílabas e as silabas em fonemas. Bem como determinados fonemas se repetem em diferentes palavras.
Amiga.
ResponderEliminarA tua ideia das caixas é deveras preciosa. Vou copiar esta ideia , se me permites.Já agora , são caixas de fósforos das grandes?.
Adoro também trabalhar a consciência fonológica, mas utilizo caixas de sapatos, onde coloco várias palavras associadas á letra do abecedário, mas a tua ideia ocupa menos espaço e dá para construção de palavras.
Parabéns e obrigada pela partilha.
São realmente caixas de fósforos grandes forradas. Dentro guardam letras recortadas de revistas que de vez em quando as crianças cortam e separam. Utilizo-as para diversas actividades mais orientadas mas estão sempre à disposição das crianças. Além de jogos, fazem colagens, trabalhos que impliquem escrita de letras quando disso não são capazes, etc.
ResponderEliminarSão um óptimo recurso para iniciarem a escrita do próprio nome.
Obrigada pelo comentário e bom trabalho.
Cristina