As "Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar" incentivam a introdução e utilização das TIC no Jardim de Infância quando referem que "(...)a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário". Este código "(...)pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática"(1997:72)
Apesar de hoje, a maioria das crianças estarem familiarizadas com o computador e terem acesso a ele em suas casas, existem ainda bastantes, provenientes principalmente de meios familiares desfavorecidos, a cujo o acesso está vedado. Estão assim em situação de desvantagem.
A introdução e utilização do computador nas salas de Jardim de Infância é assim um meio promotor da igualdade de oportunidades para todas as crianças.
Na nossa sala a Área do Computador é considerada como mais uma das várias áreas de desenvolvimento. Tal como nas restantes, foram estabelecidas, junto com as crianças, regras de acesso e permanência no computador que permitem a igualdade de oportunidades de acesso e correcta utilização deste precioso recurso.
Para tal construimos um registo de assiduidade/utilização onde as crianças escrevem o seu nome.
Que bela ideia , fazer o registo da permanencia...
ResponderEliminartambém nós gostamos muito deste belíssimo instrumento de trabalho!
Bom trabalho
Luz e amigos de Valejas