Hoje de manhã a Mafalda, trazia guardado num pequeno saco um tesouro!
No momento da reunião de grupo abriu o seu saquinho para que todos pudessem observar o que continha:
FRUTOS DO OUTONO
Depois de uma breve observação, chegamos á conclusão que era necessário separá-los para que melhor concluíssemos quantas qualidades de frutos tínhamos e como se chamavam:
Concluímos pois que eram quatro tipos diferentes de frutos e que não sabíamos o nome de todos.
O Afonso sabia que uns se chamavam PINHÕES e que se comiam no Natal, o Gustavo também sabia que um outro se chamava NOZ, mas, e os outros? Aqueles redondinhos seriam castanhas? E o outro que quando abanávamos pareciam que tinham alguma coisa lá dentro? Como se chamaria?
A Educadora explicou que um deles se chamava amêndoa e os outros avelãs. Explicou também que nem um nem os outros se podia comer assim, tínhamos que partir a casca dura e só depois comíamos o fruto que estava lá dentro.
E assim foi.
Depois de partir com o martelo a amêndoa e as avelãs realizamos uma degustação.
Mas o nosso interesse estava naqueles frutos pequeninos que o Afonso dizia serem PINHÕES.
A Educadora Cristina explicou que eles nasciam nas pinhas dos PINHEIROS.
Para melhor percebermos, a Educadora Cristina foi buscar duas pinhas que estavam na sala e mostrou como elas guardavam com muito cuidado no seu interior aquelas pequenas sementes que quando caíssem na terra iriam dar origem a novos pinheiros.
Explicou também que quando chovia as pinhas se fechavam para que as sementinhas (PINHÕES) não se molhassem e apodrecessem.
Claro que, curiosos como somos, quisemos logo verificar. Enchemos uma bacia com água e mergulhamos a pinha.
Pensávamos que ela ia logo fechar-se mas isso não aconteceu. Resolvemos então colocá-la num local acessível ao nosso olhar e ficar a controlar enquanto brincávamos.
Ás 10h, ( fim de meia hora) parecia que ainda nada tinha acontecido mas ...Ás 10h30, quando arrumamos para tomar o lanche ...
- Está fechada ! Professora a pinha está fechada !
Sem comentários:
Enviar um comentário