No dia a dia do jardim de infância existem um variado leque de oportunidades de trabalhar a matemática. Ela está sempre presente quer nas brincadeiras das crianças quer nas rotinas diárias.
Com a chegada do último dia letivo do mês de novembro procedemos à leitura e interpretação de dados dos diversos mapas de registo que realizamos ao longo do mês.
Hoje vamos-nos debruçar em especial sobre o mapa do tempo.
Durante a manhã estivemos então a observar o registo do tempo do mês que agora acaba.
Quando questionadas sobre qual o tempo que fez a maioria disse que na maior parte do tempo tinha chovido.
Optou-se então pela utilização de um gráfico de barras para permitir ás crianças percepcionar de forma mais fácil o registo que tinham realizado ao longo do mês.
Após a leitura de resultados do gráfico de barras que elaboramos a leitura e conclusão foi diferente...
A aprendizagem da matemática deve iniciar-se desde cedo e ter por base o dia a dia do jardim de infância e as experiências das crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário