segunda-feira, 20 de setembro de 2021

POR QUE É A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA TÃO IMPORTANTE?

Desenvolver a consciência fonológica representa algo importantíssimo quando chega a hora de aprender a ler e a escrever! Saber por que som ou letra começa ou acaba uma palavra, perceber os sons das palavras, identificar rimas, fazer divisão das palavras em sílabas, são tudo coisas simples para nós adultos, mas extremamente complexas para as crianças. 

"Aprender a ler e escrever não é um processo natural como aprender a falar. Para a aprendizagem da leitura e da escrita são determinantes a reflexão sobre a oralidade e a capacidade de analisar e manipular os sons da fala – consciência fonológica.

A escrita da língua portuguesa é uma escrita alfabética, na qual a unidade escrita (grafema) é relacionada à unidade sonora da palavra (fonema). Desta forma, para aprender a ler e escrever, em função de um código alfabético, é necessário saber que a fala é um continuum sonoro formado por palavras que se segmentam em sílabas e que estas, por sua vez, se segmentam em unidades mínimas – os fonemas. Essa competência refere-se à consciência fonológica. Desta forma, o treino de consciência fonológica deve preceder a aprendizagem da leitura e escrita pelo que em idade pré-escolar, deve promover-se essa competência."

Durante os anos letivos anteriores desenvolvemos diversas atividades de fonologia que ajudaram as crianças a desenvolver essas competências.

Durante este ano vamos disponibilizar aqui no blogue jogos que foram realizados por nós e utilizados durante os anos passados.






Sem comentários:

Enviar um comentário