O regresso às rotinas escolares não é fácil para quase nenhuma criança. Contudo, quando falamos em crianças em creche ou pré-escolar a situação pode ser ainda mais complicada.
No entanto, existem diversas formas de tornar o início do ano letivo em algo mais simples para as crianças, e é exatamente sobre isso que escrevemos hoje.
4 dicas para facilitar o regresso à rotina escolar
O período de férias pode ser algo que uma criança aproveita de forma ímpar, contudo, quando chega a altura de voltar à rotina, a situação pode, por vezes, sair fora do controlo de muitas educadoras de infância.
Os choros, os horários diferentes e a separação dos pais pode ser algo que influencia negativamente esta nova fase para qualquer criança.
Mas as dicas que lhe vamos dar de seguida, podem facilitar o processo. Conheça-as:
1. Tenha tempo para conhecer as crianças
É importante que passe tempo com cada uma das crianças, de forma a dar-se a conhecer e fazer com que elas a conheçam um pouco melhor (e que confiem em si).
Desta forma, criará alguma intimidade com as crianças e fará com que a ida para a escola não seja tão dramática como costuma ser. Durante as primeiras semanas do ano letivo, reserve na sua rotina diária momentos em que se junta a uma criança ou a um pequeno grupo de crianças e simplesmente alinhe na brincadeira em curso.
2. Organize uma atividade de boas vindas para as crianças
Uma forma de fazer com que as crianças se distraiam e nem pensem nos pais ou nas férias, passa por organizar algumas atividades que o ajudem não só a integrar-se melhor, como também a divertirem-se.
Algumas atividades que pode fazer são:
Árvore dos sonhos – Cada criança desenha o seu sonho numa folha, depois de partilhados em grande grupo, os desenhos são colocadas na árvore que afixa-se numa parede perto da área onde as crianças por norma mais relaxam na sala, por exemplo: área da leitura;
Teatro de fantoches – O mesmo deve ser realizado pelos educadores de infância e retratar um tema que permita que as crianças se concentrem e possam depois partilhar as suas ideias sobre o tema. Deixe as crianças explorarem os fantoches e a diversão está garantida;
Jogo ao ar livre – Pode ser qualquer tipo de jogo ou atividade que promova a interação entre crianças e educadores (jogo da macaca, apanhada, futebol…) para que a entrada na rotina escolar seja progressiva em oposição às férias em casa. Se o clima o permitir, durante o período de reiniciação do ano letivo, passe o maior tempo possível ao ar livre com o seu grupo.
3. Flexibilize a rotina diária
Outro ponto que pode favorecer o regresso à rotina escolar passa por deixar flexibilizar um pouco a rotina diária das primeiras semanas e deixar as crianças fazerem um pouco aquilo que querem. Embora saibamos a importância de se cumprirem as regras e as rotinas, minimize as mesmas e pergunte às crianças o que é que gostariam de fazer naquele momento. Assim também terá uma oportunidade de analisar quais os interesses e necessidades do grupo o que facilitará a sua avaliação diagnóstica.
Não pressione uma criança a fazer algo que ela não quer ou gosta nos primeiros dias de regresso ou integração na rotina escolar, como por exemplo comer a refeição toda. Caso contrário, irá apenas fazer com que a criança não queira voltar à rotina e facilitará, certamente, as birras desnecessárias.
4. Interaja com os pais
Sabemos que os pais são peça chave na adaptação ou readaptação das crianças às rotinas escolares e é extremamente importante tê-los do “nosso lado”. Quando os pais forem levar a criança à escola, interaja o máximo possível com eles. Se for a primeira vez no colégio, pergunte se existe algo que a criança gosta muito de fazer (ou algo com que não se sinta à vontade), se já frequentou outro colégio anteriormente, etc. Peça-lhes fotografias em família para afixar nas paredes da sala e permita que a criança traga um brinquedo de casa.
Se é um pai que já conhece do ano letivo anterior, pergunte como foram as férias e peça até que tragam uma ou duas fotografias dessas férias para colocar na parede da sala, por exemplo.
Enfim, pergunte o máximo de informações que permita uma maior e melhor interação entre si e a própria criança, pois todos sabemos que cada criança é única e tem o seu próprio ritmo.
É também fundamental sensibilizar os pais para a necessidade de eles terem que se ir embora passados poucos minutos quando levam a criança ao colégio nos primeiros dias, mesmo que a criança fique a chorar. Porquê? Porque quanto mais os pais permanecem na escola naquele momento da manhã, mais se prolonga a ansiedade e o posterior descontrolo emocional tão natural nos momentos da separação, mas que todos nós, educadores de infância, sabemos ser temporário porque as crianças passados pucos minutos já estão a brincar com os novos amigos!
Estas são apenas 4 dicas que permitem que o regresso às rotinas escolares não seja um bicho de sete cabeças. Torne os primeiros dias especialmente divertidos e inesquecíveis de forma a que todos fiquem entusiasmados para voltar no dia seguinte, até você!
Retirado do site