As flores Miosotis também são conhecidas como “não se esqueça de mim”. Visite-nos para partilharmos as noticias do que descobrimos, o que aprendemos e experimentamos, trocar ideias e experiências. E...não se esqueça de nós.
quarta-feira, 15 de setembro de 2021
JÁ CÁ ESTAMOS OUTRA VEZ

terça-feira, 14 de setembro de 2021
CINCO RAZÕES PORQUE DEVEM AS CRIANÇAS BRINCAR COM LEGOS!
Os Legos existem na minha memória desde sempre, e a minha memória existe já há muito tempo! Quando era pequena, era grande fã. Tinha imensos e em conjunto com os meus dois irmãos passava horas naquilo. Casas, cidades, quintas, carros e carrinhos, de tudo nós construíamos… TUDO!
Cada vez mais elaborados, a verdade é que os legos estão aí para ficar.
Mas, porque são os legos importantes?
"Porque quando a criança brinca livremente com peças de encaixe desenvolve uma série de competências, que serão importantíssimas pela vida fora. Não há criança que não goste (eu não conheço!) e se começam sem saber muito bem o que fazer, rapidamente aprendem, criando construções dignas de um qualquer arquiteto.
Mas, que competências desenvolve a criança quando brinca com legos? São eles assim tão importantes?
As cinco razões porque devem as crianças brincar com legos são:
- Motricidade – A fina, principalmente, quando encaixa e movimenta as diferentes peças.
- Matemática – Com os legos a criança trabalha conceitos tão importantes como a classificação (agrupa por cores, tamanhos, etc.) ou a seriação (coloca por ordem). Desenvolve também a noção de espaço, percebe as cores, a diferenciação de tamanho e a quantidade. Esta atividade espontânea da criança permite-lhe perceber o mundo de forma lúdica e divertida.
- Resolução de problemas – Os problemas são algo que acontece vezes sem conta, durante toda a vida, com as crianças não é diferente. Mas o que para nós, adulto, é fácil de decifrar, para uma criança, muitas vezes, imensas vezes, não o é. Uma torre que cai, uma peça que não encaixa, uma peça que falta, muitas são as situações com que se depara enquanto constrói e muitas são as vezes em que, de forma autónoma, vai ter que resolver esse problema.
- Auto-estima e autonomia – Quando uma criança resolve os problemas de forma autónoma, vê crescer a sua auto-estima, ao mesmo tempo que desenvolve a autonomia.
- Criatividade e imaginação – Para mim uma das mais importantes competências a desenvolver na criança e os legos são ótimos para isso. Quando entregamos a uma criança uma data de peças, a sua reação é criar, é algo natural. Criam torres, cidades, veículos e criam, ao mesmo tempo, histórias e personagens, vivem aventuras e personificam a vida real. Na verdade, mesmo quando oferecemos legos com peças para construir algo standard, o que a criança vai fazer não é replicar o que na caixa, o que a criança vai fazer é criar algo novo. E assim tem muita mais piada."
Deixo aqui 11 sugestões surpreendentes para usar os Legos com crianças.

domingo, 12 de setembro de 2021
Ideias para Quadros de Aniversário

AS COMPETÊNCIAS SOCIAIS TÊM QUE SER ENSINADAS!
" As competências sociais têm que ser ensinadas!
As crianças não nascem ensinadas, nascem com personalidade, com características intrínsecas, mas, no que às competências sociais diz respeito, cabe-nós a nós, adultos, educar! Somos educadores, a nossa função é educar e por educar entenda-se ensinar! Acredito, no entanto, que o exemplo é a melhor forma de o fazer e por essa essa razão temos que ter muito cuidado com certas atitudes. Os miúdos aprendem por imitação, para o bem e para o mal.
As competências sociais têm que ser ensinadas…
As regras de convivência existem por uma questão de respeito perante as outras pessoas. E o respeito é uma coisa tão bonita, não é? Vou, por isso, dar alguns exemplos acerca do que devemos ensinar às crianças:
- A esperar – nas filas pela sua vez, pela comida na mesa, que a mãe termine uma conversa… Saber esperar é uma competência importante e que será importante pela vida fora!
- A cumprimentar – olá, boa tarde, boa noite, são cumprimentos simples e que mostram, acima de tudo, respeito pelas outras pessoas.
- A agradecer – dizer obrigado não fica só bem, é uma forma de mostrar que apreciámos o que alguém fez e isso vai deixá-la feliz!
- A pedir desculpa – se fez algo que não devia ter feito, deve pedir desculpa, é básico. Apesar de eu defender que as desculpas não se pedem, evitam-se, um pedido de desculpas sincero é muito importante.
Agora diga-me, o que pensa acerca disto? Considera importante ensinarmos competências sociais às crianças? Tem alguma a acrescentar?
Texto de sofiasalgadomota

sexta-feira, 10 de setembro de 2021
Dicas para facilitar a adaptação aos primeiros dias no Jardim de Infância
4 dicas para facilitar o regresso à rotina escolar
1. Tenha tempo para conhecer as crianças
Algumas atividades que pode fazer são:

3. Flexibilize a rotina diária
4. Interaja com os pais


BEM VINDOS

quarta-feira, 8 de setembro de 2021
DE UMA EDUCADORA PARA SI QUE É MÃE OU PAI!


Quadros do Tempo

BEM - VINDOS
