domingo, 12 de setembro de 2021

AS COMPETÊNCIAS SOCIAIS TÊM QUE SER ENSINADAS!

"   As competências sociais têm que ser ensinadas!

As crianças não nascem ensinadas, nascem com personalidade, com características intrínsecas, mas, no que às competências sociais diz respeito, cabe-nós a nós, adultos, educar! Somos educadores, a nossa função é educar e por educar entenda-se ensinar! Acredito, no entanto, que o exemplo é a melhor forma de o fazer e por essa essa razão temos que ter muito cuidado com certas atitudes. Os miúdos aprendem por imitação, para o bem e para o mal. 🙂

As competências sociais têm que ser ensinadas…

As regras de convivência existem por uma questão de respeito perante as outras pessoas. E o respeito é uma coisa tão bonita, não é? Vou, por isso, dar alguns exemplos acerca do que devemos ensinar às crianças:

  • A esperar – nas filas pela sua vez, pela comida na mesa, que a mãe termine uma conversa… Saber esperar é uma competência importante e que será importante pela vida fora!
  • A cumprimentar – olá, boa tarde, boa noite, são cumprimentos simples e que mostram, acima de tudo, respeito pelas outras pessoas.
  • A agradecer – dizer obrigado não fica só bem, é uma forma de mostrar que apreciámos o que alguém fez e isso vai deixá-la feliz!
  • A pedir desculpa – se fez algo que não devia ter feito, deve pedir desculpa, é básico. Apesar de eu defender que as desculpas não se pedem, evitam-se, um pedido de desculpas sincero é muito importante.

Agora diga-me, o que pensa acerca disto? Considera importante ensinarmos competências sociais às crianças? Tem alguma a acrescentar?


Texto de sofiasalgadomota

Sem comentários:

Enviar um comentário